Banco de atividades

Tarefa 15
1) Destaque do primeiro quadro:
          a) Um verbo transitivo direto:
          b) Um objeto direto:
          c) Um verbo transitivo indireto:
          d) Um objeto indireto:

2) Observe o contexto apresentado na tirinha. Explique a última fala de Helga.

(Entrega: 19 e 20/11)


Tarefa 14
Prepare o resumo de um dos livros lidos no trimestre para o nosso seminário em sala de aula. Capriche!!! Você deve despertar o interesse de seus colegas para que leiam o livro também.
(Entrega: 19 e 20/11)

Tarefa 13

Neste ano, comemoramos o centenário do nascimento do poeta Vinicius de Moraes. Faça uma pesquisa sobre a biografia e as obras dele. Lembre-se que pesquisa não é cópia. Leia e organize o conteúdo do seu trabalho e enriqueça-o com ilustrações.

(Entrega: 19 e 20/11)

Tarefa 12 - Variações na Literatura
Com uma linguagem simples, porém poética, Patativa do Assaré destacou-se como compositor, improvisador e poeta.Escolha e copie um dos seus poemas que seja representativo da cultura popular nordestina. Na poesia gaúcha, temos Jayme Caetano Braun como um importante nome. Procure e copie também um poema de sua autoria.
(Entrega: 19 e 20/11)


Tarefa 11 - Variações Linguísticas Regionais
De acordo com a cultura de cada região, os falantes usam palavras diferentes para nomear a mesma coisa. Faça uma pesquisa dessas palavras usadas em diferentes regiões do nosso país. Ex: mandioca- macaxeira - aipim. Você pode ilustrar o trabalho para deixá-lo mais criativo.(Entrega: 19 e 20/11)





Tarefa 10 - Pontuação
O diretor pegou em flagrante um funcionário pichando o muro da empresa: "Morte ao diretor ele não é um cara legal". O funcionário, entretanto, afirmou ao diretor que sua intenção era outra e, recorrendo à pontuação, conseguiu se safar da demissão. Como ele pontuou a frase para conseguir isso?
(Entrega: 19 e 20/11)









Tarefa 9 -  SUJEITO E PREDICADO

Leia a tira a seguir e responda às questões 1 e 2.
(Fernando Gonsales. FaSia de í Paulo, ii/7/2005.)








1) Nestas orações da tira:
"Nosso amor é impossível!”
“Já estou apaixonada por outro”

a) Identifique o sujeito e o predicado de cada uma.
b) Identifique também o núcleo do sujeito.

2) A frase do balão do 1° quadrinho tem duplo sentido.
a) Explique o sentido, considerando apenas esse quadrinho.
b) No 2° quadrinho, por que o motivo dado para a impossibilidade do amor é engraçado?

Entrega:13 e 14/08

Tarefa 8 - EMPREGO DOS PORQUÊS

1)Observe no texto as duas grafias: por que e porque.
a) Qual das duas formas introduz uma pergunta?
b) Qual delas introduz uma explicação, indica uma causa?

2) Copie o texto e substitua as expressões destacadas pelas suas equivalentes: porque, porquê, por que ou por quê.
         Nem sempre sabemos bem por qual razão nos movimentamos tão apressadamente. Sabemos apenas que o tempo todo corremos. Para onde? Por quanto tempo? Por qual motivo?
     Este é um dos nossos grande erros: estamos constantemente com muita pressa. E os caminhos, pelos quais passamos tantas vezes,são nossos desconhecidos, pois não os observamos. Apenas passamos por eles - com muita pressa. E as pessoas a quem tanto amamos, uma vez que não o dizemos (não temos tempo!temos pressa!), não sabem que são amadas.
     Talvez um dia essa urgência acabe e possamos apreciar com mais tranquilidade as paisagens, explicitar com mais frequência o nosso amor e, com mais serenidade, buscar a razão de nossa existência.

 Entrega:13 e 14/08    


Tarefa 7 - ORTOGRAFIA: MAS ou MAIS
Abaixo, há a letra de uma música de Renato Russo.Sua tarefa será completar os espaços com as palavras MAS ou MAIS. Para isso, fique atento ao contexto! 


......... Uma Vez

 ............. é claro que o sol
Vai voltar amanhã
 ............ uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você
 ............ deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
 .............. eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança

 ............  é claro que o sol
Vai voltar amanhã
 ............ uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Nunca deixe que lhe digam
Que não vale a pena


Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
 .............  eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Renato Russo

Depois, é só curtir a música e conferir! Clique:

 Entrega:13 e 14/08
    

Tarefa 6 - HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS





Você precisará de um dicionário para responder às questões seguintes:
a) O que a personagem Mônica queria saber?
b)Verifique em seu dicionário o significado da palavra "acento" e escreva-o.

c) De acordo com a resposta dada pelo Cascão à Mônica, ele compreendeu o que ela perguntava? Explique:

d) Cascão interpretou que Mônica estava perguntando se ônibus tinha ASSENTO. Justifique essa afirmativa procurando o significado de "assento" em seu dicionário.   

 Entrega:13 e 14/08    



 
Tarefa 5 - SONETO

 Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinícius de MoraesMarque um X nas alternativas corretas:(       )O soneto não possui rimas, nem ritmo.(       )O soneto tem 14 versos, distribuídos em 4 tercetos.(       )O soneto é um poema de forma fixa, que possui 2 quartetos e 2 tercetos.(       ) É um poema de protesto, em que o eu lírico fala para uma multidão.

Entrega:13 e 14/08    

Tarefa 4
Faça um relatório da palestra que participamos, com o artista farroupilhense Rodrigo Troitiño. Relate o que ele nos contou a respeito de seu interesse pela Arte, seus estudos e vivências em outros países e seu trabalho como artista plástico e publicitário.
 Entregar até 30/04/13.


Tarefa 3
Estudamos que, ao longo do tempo,tudo foi se modificando, inclusive a nossa Língua. Faça uma pesquisa sobre variações que a Língua Portuguesa sofre/sofreu:
# por questões históricas ao longo do tempo,
# por empréstimo/influência de outras línguas,
# as diferenças da Língua nas regiões do nosso país,
# as diferentes maneiras de falar de pessoas de idades diferentes,
# o modo de falar e o vocabulário que caracterizam alguns grupos.
Lembre-se: pesquisar não é copiar. Espero de vocês empenho para fazer um ótimo trabalho.
Entregar até 30/04/13.

Tarefa 2
1. Complete o texto com por que, porque, por quê ou porquê e depois justifique:
(1)..................... o mar é salgado?
(2).......................... durante milhares de anos, as águas das chuvas lavaram as rochas, dissolvendo uma parte dos sais que as constituem. As águas do escoamento despejam anualmente milhões de toneladas de minerais nas fossas marinhas. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação, que provoca uma salinização constante e particular de cada mar. Para se ter uma idéia, a água do mar é composta por 3,5% de sais, entre eles o cloreto de sódio, que é a mesma substância que compõe o sal de cozinha.
Vocês sabiam disso? Tudo tem um (3)...........................!
E sabe (4) ...........................?
(5)........................ o ser humano é curioso e vive querendo descobrir os .............................

do mundo. E como tudo no universo segue a lei de que nada se perde tudo se transforma, então não deveria existir a expressão "(7)........................ sim e pronto", concordam?

 1.) ...............................................................................................

2.) ...............................................................................................


3.) ...............................................................................................

4.) ...............................................................................................

5.) ...............................................................................................

6.) ..............................................................................................

7.) .............................................................................................
Entregar até 30/04/13


 

Tarefa 1

Trabalhamos com o poema "Escola é...", de Paulo Freire, que finaliza dizendo "E é por aqui que podemos começar a melhorar o mundo". Relacione esse verso com nossa convivência e com nossas atitudes na Escola e produza um texto. Capriche! Não esqueça da revisão final.
Entregar até 30/04/13




Nenhum comentário:

Postar um comentário